quinta-feira, 21 de junho de 2007

Família



Às vezes me vem umas dúvidas a respeito de palavras que me levam a refletir sobre o sentido de tudo. Por que chamamos um grupo de pessoas com Pai, Mãe e Filhos de Família?
Será que é porque Família começa com a letra F?
F de Força, do verbo Fazer, , do adjetivo Feliz, do advérbio Freqüente, do objeto direto Frango e do substantivo FaroFa?
Pode ser porque...
A Força da Família está em Fazer Feliz aquele Freqüente Frango com Farofa.
No entanto pode ser pelo fato de família ter a sílaba tônica no MI.
E o MI vem do MImi, do verbo MIniMIzar, do adjetivo MImado, do pronome MInha, do objeto direto MIado, do advérbio MIocárdio.
É por isso que...
Vem MIMI sem MIniMIzar aquele MIado que MInha mãe guardou no MIocárdio.
Porém acho eu, que na verdade se chama de família porque este nome rima com os verbos do futuro do pretérito. Ou seja, tudo que é desejado individualmente na família não se realizaria se a mãe não abdicasse em favor de seus filhos, os filhos para os pais, os avós para seus netos, netos para os tios, tios para noras e genros, e estes para as sogras e vice versa.
Por isto eu, farIA, tu pularIAs, ele cairIA, nós errarÍAmos, eles odiarÍAm, e TODOS morrerIAm, se não fosse a família.
Bem, entretanto os estudiosos insistem em dizer que família vem do latim famulus, que significa criado ou servidor. Contudo parece inusitado que aquele que é servo hoje, não é da família.
Está certo, o sentido mudou. Família hoje significa laços de amor.
Mas não consigo aceitar.
Para mim chamamos um grupo de pais e filhos de família, porque começa com a letra F de força, tem o mi de miocárdio e rima com amor.
Amor?
É. Está certo.
“Eu não teria Forças no meu MIocárdio se não fosse o amor que reunirIA a MInha família.”
Lily Cardoso

Nenhum comentário: